D'propósito

9 de fevereiro de 2012

Game over

A clássica frase de fim de jogo: game over. Com trilha de recomeço e hora de deixar o controle de lado, porque jogar cansa e perder também. Foi assim na infância, joguei muito videogame com meu irmão. Peguei o final do sucesso do Atari e o auge do Sonic, Mario Brós e Nintendo 64, a incrível década de 90. Mas nunca tive muito talento para os jogos, conseguia até a segunda ou terceira fase, me faltava paciência e dedicação para atravessar as fases, sempre precisei da ajuda do irmão mais velho que apesar da dificuldade, não hesitava na dedicação de horas e nas diversas tentativas que o fez concluir e ganhar parte dos jogos que tínhamos.

O mais difícil foi Sonic, ainda lembro, e também o mais emocionante. Foi uma tarde inteira e começo de noite tentando vencer o Dr. Robotnik, que tentava conquistar o mundo transformando os animais em robôs. Enquanto meu irmão passava bravamente cada fase, eu e meus primos ficávamos ao lado torcendo, vivendo aquele jogo e esperando a vitória. Quando se perdia uma das vidas do personagem do jogo ficávamos tensos, com medo que a vida do Sonic acabasse e o jogo também, claro. Era o medo de perder toda a tarde por um erro ou uma falha qualquer.

Hoje, longe dos vídeo games e bem mais perto da vida real, notei que a vida é um jogo de videogame. Temos níveis e fases a avançar. É preciso muita persistência para passar cada fase, e enquanto não estamos preparados de fato para vencer o obstáculo, voltamos, recomeçamos, iniciamos, tudo de novo, como um ciclo, um ano letivo ou o vira-lata que corre atrás do rabo pra matar a pulga.

Até que sejamos auspiciosos suficientes para notar a falha e superá-la, erramos, e eu fujo do ditado e regra de que persistir no erro seja burrice, tampouco perda de tempo. O erro, ainda que repetido, nunca será como o primeiro, as lições e as esquivas futuras serão diferentes. Nem todo mundo aprende de primeira, e nem todo erro ensina por definitivo. Cada erro tem seu tempo de aprendizado e sua consequência, claro. Superar uma falha tem mais a ver com persistência do que com tempo. Recomeçar um jogo é ter vontade de vencer, persistir na vida, também.

A cada game over que a vida oferece é uma oportunidade de se tornar melhor, como meu irmão, que depois de ver muito game over na tela, venceu! Aliás, vencemos. Meus primos e eu comemoramos com uma alegria de gritar e vibrar como quando o time vence o campeonato. E até para se vencer um jogo de videogame é preciso torcida e apoio.

Game over é o nosso teste de paciência e persistência.

6 comentários:

Anônimo disse...

Loading... (rs)
Achei seu blog por acaso e gostei bastante.
parabéns e sucesso.

Dai Azevedo disse...

amei seu texto , é lindo me identifico muito com sua historia e seu irmão , tive em minha infância momentos assim também , amava os vídeo games e jogava até jogos mais pesados porém nem tanto alucinantes quanto os seus , parabéns pelo blog , amei , procurei o botão para seguir mais não achei .

C. Dayan disse...

Obrigada, Daiana! Fico feliz que tenha gostado do D'propósito, fique à vontade, portas e janelas sempre estão abertas por aqui.
Quanto ao botão de seguir eu não deixo essa opção aqui no blog mesmo, algumas pessoas me seguem, mas nem sei como fizeram isso. Eu me acostumei sem o botão, pra não pensar em números, mas só na fórmula. :)

Obrigada!
Beijo d'propositados!

Tha Felício disse...

Poxa, Irene. Juro pra você
que em certas partes do texto eu até me emocionei.
Sabe quando você lê algo que arrepia seu corpo todo por ser toda a sua verdade expressada em palavras??
É meio assim. E foi o mesmo que me aconteceu com o texto que você leu do Mario Bross.
Cada fase, uma nova etapa.
Cada obstáculo, uma chance de ser melhor ou perder uma vida.
Cada game over a tristeza de haver perdido o jogo e a esperança ao recomeça-lo na tentativa de ganhar dessa vez.
Diferente de você, acho que persisti mais nos jogos. Sempre conseguia chegar nas últimas fases, mas nunca venci.
Estranho isso,né?
Que na vida seja diferete.

Beijos enormes e abraços largos.
Amo-te.
Saudades.

Anônimo disse...

Amei seu post , tem talento garota, afinal seus textos são muito bons, me identifiquei com esse, a vida realmente e um game, de fases ,vitorias, perdas, e tudo que a leva persistir no erro para em fim chegar a algum resultado satisfatório. então a conclusão disso é tentar ,tentar e nunca desistir , porque é melhor morrer tentando do que nunca ter tentado. beijos sucesso sempre.

C. Dayan disse...

Ao último comentário, sem nome, obrigada! Volte sempre, portas e janelas estão sempre abertas por aqui. Tão raro hoje em dia comentário, tudo virou like, que fiquei bem feliz ao ler.
Gracias :)
Beijo d'propositados.