D'propósito

18 de abril de 2013

A palavra desculpa

Meus olhos só enchem facilmente de lágrimas com um pedido de desculpa. Quando intensa e sincera não há palavra mais reverberante do que a desculpa saída de uma boca e coração arrependidos. Se quiser me fazer chorar diga desculpa. E a escusa não precisa ser diretamente para mim, pode ser da mesa ao lado depois de uma discussão, pode vir do cinema, da literatura, do teatro ou da música. Eu me encontro num pedido de lamento. Mas quando for dizer, diga de verdade!

Quando criança me lembro de ficar de castigo por não pedir desculpa depois de machucar aos meus primos e irmão. Na adolescência continuei sofrendo com o orgulho e a dificuldade de pedir desculpas para quem, de alguma forma, eu magoava. A palavra desculpa é meu trauma. Uma criança mordida por um cachorro talvez passe o resto da vida com medo. O perdão me mordeu com uma ferida aberta. A palavra desculpa me fragilizou antes de cicatrizar, não posso vê-la sendo pronunciada que meus olhos enchem de uma esperança de escorrer.  

Agora sou sensível.

Nenhum comentário: