D'propósito

7 de janeiro de 2010

Sô, sotaque e só

Mais do que as palavras, escritas, bem escritas, colocadas e perfeitamente acentuadas eu adoro o som das vogais arrastadas e das consoantes puxadas. Eu sou apaixonada pelo som e viciada no jeito com que as pessoas falam. O sotaque é a personalidade na afirmação da boca que derrama o som. Eu já me apaixonei por homens que só tinham sotaque e nada mais. E quando dizia que gostava era do sotaque dele, as pessoas me diziam estar louca, ninguém pode gostar de alguém só pelo sotaque. Hmm, mas o som tem sabor, sai com força da garganta e sinto aos poucos o som atravessar a boca e chegar a minha. Eu não preciso mais do que meia hora de prosa para já estar arrastando a pronúncia de qualquer canto que venha do país. Tenho minhas preferências, claro. Aquele sotaque sulista, cantandinho, arrastando, arrastando eu corto as cordas vocais de inveja. E tem aquele lento, devagar e todo charmoso do baiano e o mais charmoso e ligeiro do pernambucano. A malandragem do carioca e o R mais puxado do interior e o mineiro que vai comendim as palavras.

O sotaque é saudade que eu sinto dos dias de férias que passam e da convivência com os amigos de longe, que apesar do presente das palavras todas diferentes da minha rotina, dura pouco nessa boca. O tempo, como sempre, trata de deixar a deriva meu sotaque de mentira com saudade e a espera das próximas férias ou dos próximos encontros a preencher meu tique de sotaque, que só não muda no tom da risada.

5 comentários:

Dr. do absurdo disse...

Eu gosto de sotaques também, alguns mais do que outros. O sotaque é a identidade de uma região, um povo.

Abraço

Carol disse...

Nossa, alguém me entende!=D
Acho sotaque um charme.

Fernanda Borges disse...

Também gosto do sotaque sulista, mas bem sulista, pq o meu eu não sei como é UAHUIHAUIHAUIHUAI
Na verdade eu só postei pra vc ver como eu realmente leio seu blog =)

alline. disse...

olha a minha pretinha aí geeente =D

vida meu o seu sotaque é o mais bonito de toooodos ;)

Isabela disse...

Você está certíssima! O sotaque é saudade, é vontade de paralisar os momentos de alegria e de amor que se tem ao lado das pessoas que se ama. A distância geográfica torna-se um mero detalhe, quando existe um sentimento maior entre as pessoas!