D'propósito

23 de abril de 2009

Modéstia

A linha que o faz deixar de ser modesto para se tornar pretensioso é tênue. Já ouvi que não fui (e não sou) nada modesta e já deixei de falar sobre um talento qualquer para ser modesta. Às vezes calar vale mais do que falar. O tempo mostra a proporção de um talento, a quantidade de modéstia e o abuso da pretensão. Mas, melhor que o tempo, só as explicações que Schopenhauer escreveu sobre a falta de modéstia. Eu me acho na função de não ser nada modesta e concordar em qualidades, méritos e virtudes com o que o filosofo proclamou:

"Quem fez da modéstia uma virtude esperava que todos passassem a falar de si próprios como se fossem idiotas.

O que é a modéstia senão uma humildade hipócrita, através da qual um homem pede perdão por ter as qualidades e os méritos que os outros não têm?"



Modéstia a nossa.

3 comentários:

MARESSA disse...

passando por aqui!

rUI disse...

Olá, Discórdia esta excelente! :)

Sônia Guimarães disse...

Ao que tudo indica, seu teclado foi devidamente configurado, ou substituído. Também estou vendo que valeu a pena te apresentar pro Delicatessen... Bjs, querida, adorei seu blog, viu?