D'propósito

27 de dezembro de 2007

O cão e a religião


Fim de ano é sempre a mesma coisa. Ruas lotadas, shoppings intransitáveis, enfeites por todo o lado e claro, bombinhas e fogos de artifício. As bombas caseiras que os garotos soltam na rua é algo que me irrita tanto quanto loja lotada. Além da minha irritação com as bombas, há o meu cachorro que treme e até reza com medo delas.Na véspera do natal os fogos no céu e as bombas estourando no período da tarde já anunciam que o painho Noel já está chegando – é painho, porque fica mais brasileiro, mais baiano, mais cultural.

O natal é, sugere e às vezes é lembrado por toda essa religiosidade que eu não tenho, mesmo vindo de uma família tradicional e cristã. Se eu fugi da missa; descubro meu cachorro apegado na palavra do Senhor.A literatura religiosa chegou para o meu cão orelhudo, loiro e banguelo, Luck. Sua conversão à religiosidade foi pelos meios que me irritam no fim de ano e o assustam.

Na tarde do dia 24 cheguei em casa com os fogos e bombas já ardendo na rua. Se eu, mulher e corajosa me assusto de vez enquanto, meu cachorro que é uma criança e gay se treme de medo do barulho festivo. Mas pior ou desesperadamente do que ter medo é rezar pra alguém chegar e protegê-lo, ou que o barulho tenha fim. Isso é o que imagino que ele pensa, pois quando o vi em cima da bíblia que fica no criado mudo da minha mãe. Achei coisa de outro mundo; ele encolhido e tremendo com os olhos fixados no livro religioso. Provavelmente pedindo a Jesus, a Deus, a Maria, e a qualquer discípulo que o possa ajudar. Sem que ele notasse minha presença o observei e presenciei a fé do cachorro que reza diante de seus medos.

Quando o chamei pelo nome, quase pude ouvi-lo dizer, “em nome do Senhor. Graças a Deus. Amém.”Numa alegria estampada na sua boca banguela e no rabo curto, Luck pulou no meu colo como quem alcança o milagre. Então, eu pude ver que até as preces do meu cachorro são atendidas e que tudo depende de um ponto de vista. Porque o barulho continuou lá fora, mas agora ele está protegido aqui dentro. Seja pela sua reza ou pela minha presença.

Nenhum comentário: