D'propósito

7 de abril de 2008

Só na Bahia

Há duas semanas ou mais eu estou ligando para estados de norte a sul do país, colhendo informações para o Consulte do Sinaenco. Finalizando meu texto da regional da Bahia, descubro que preciso de mais informações, esqueci detalhes. Droga, eu odeio telefone. Mas vamos lá, ligar de novo e pedir desculpa pela falta de atenção. Então quem vai me ajudar dessa vez é o tal do Coelho. Com esse nome imaginei ele de cabelo branquinho, mas quando atendeu o telefone, imaginei moreno queimado do sol, mas ainda assim velho. Não velhinho, um pouco velho só.O sotaque era legítimo de um soteropolitano, no jeitinho manso e de uma sonoridade só - talvez esteja entre os meus preferidos no leque dos sotaques brasileiros. Eu perguntava informações sobre o Seminário de Pavimentação Urbana, então ele disse:

- Câmila, e sou eu que tô cuidando disso é?

Não consegui controlar o riso e o desespero – meu chefe vai me matar, isso tem que estar pronto hoje. Céus! – então eu respondi:

- É, sim, Coelho. Claudemiro (Presidente do Sinaenco/BA) me disse que era você
- Mas sobre o que é mesmo, heim?
- Sobre o Seminário de Pavimentação Urbana.
- Ah, é verdade! Sou eu que estou organizando sim a Reunião.
E caiu na gargalhada. Por um instante achei que ele ria de mim, mas acho que ria dele mesmo, assim eu espero.

- Mas peraê, é reunião ou seminário?
- Ah, tanto faz Câmila. Pode falar que é reunião.
- Certo, eu preciso do nome de alguns palestrantes e...
- Câmila, antes de tudo, você tá na frente do computador, tá?
- Tô sim.- Então vá ao site, veja que foto linda tem lá.
- Ah, eu vou sim, mas...
- Não, vá agora Câmila. É a foto do Pelorinho com o pôr do sol, não dá para deixar pra depois não. Vá, vá!
- Certo, estou entrando....pronto.
- Não é lindo?
- É sim, muito bonito.
- Então Câmila, você pode me ligar daqui a pouco é que estou no trânsito.

Depois da simpatia eu só poderia responder:

- Claro, Coelho, nos falamos...

Meu entrevistado me enrolou, mas falou comigo, o calor dele é coisa que só o baiano tem. O fato de querer me mostrar a foto tão depressa devia ser o presente ao dia de hoje. Dia do jornalista, viva a nós, amantes e viventes dessa profissão.Bem, quanto ao texto, talvez meu chefe espere até amanhã...


P.S: Cantando: “Eu vim da Bahia, mas eu volto pra lá, eu vim da Bahia, mas um dia eu volto pra lá”. Eu não lembro o nome da música e estou com preguiça de procurar. Mas acho que é do Caymmi ou do João Gilberto. Acho que é mais do João.Ah, lembrei! Acho que chama-se "Eu vim da Bahia". Escuta, uma delícia de música.

Nenhum comentário: