D'propósito

16 de maio de 2008

Trilha sonora

Não precisa ter o drama das novelas, as cenas de cinema ou a comédia dos seriados para viver dependente de trilha sonora. Como os personagens das telas, todo ser, ou a maioria deles, ou então só eu – se for o caso - é levado por hits que conduzem uma história.
Pode ser música brega, um clássico ou uma clássica – se o amor for erudito -, o rock dos anos 80, o samba do morro ou o pagode das vilas; aquela música doce, apaixonante e também as que mais tocam nas rádios.

Indiferente ao gosto e a preferência dos números que dividem uma estação da outra, cada novo caso ou momento é trilhado e representado pela música que diz tudo ou quase tudo, que consegui viver ou que não consegui dizer.

Quem das gerações anteriores a minha, por exemplo, não vai lembrar dos Detalhes tão pequenos de Roberto Carlos, do Leãozinho de Caetano ou do Amor I love you de Marisa Monte, minuciosamente proferidas por Arnaldo Antunes.

Nessa coisa da vida que é viver, tem espaço para todos os tons e ritmos. O que é fato que nenhuma história fica sem acompanhamento, sem ter alguma rima, alguma melodia, alguma letra. Isso já está comprovado, mas o que ainda estudo e revelo, é que nossos contos, casos e acasos duram conforme a existência e a resistência da música no mercado fonográfico e nas próprias histórias.

Comigo acontece assim, por coincidência ou não, quando vivo algo novo, ou revivo fatos marcantes, as rádios quase que como sentindo de mãe soltam pela suas ondas a sonoridade que diz tudo ou rediz aquilo que vivo de novo e de novo e de novo. Você já deve ter reparado que quando termina um relacionamento todas as músicas parecem de adeus. Aí, quando começa outro vem todos os hits fofos, alegres e empolgantes.

De acordo com o meu estudo, conforme o sucesso da música que a trilha do seu roteiro faz, maior a durabilidade da história. Isso se ela não for renovada - trocada -, pois há casos que além da renovação, vivem dos acervos feitos dos LP's, como os que ainda tocam na minha vitrola.

Há composições que são feitas para serem verdadeiros hits, outras viram por acaso, e outras não fazem o sucesso esperado, isso para o mercado e grande público. Porque além de sermos conduzidos por essas músicas de êxito ou não, a questão é que os fatos, histórias e casos não são eternos, ela (música) sim. O som que conduz quando gravada, fica pra sempre, parou de tocar, fica na história. Como as vividas e deixadas na memória com as intermináveis trilhas sonoras.

2 comentários:

Anônimo disse...

MUSICAS QUE FALAM POR MIM*
eu costumo falar assim ... existem musicas que falam sem que eu precise abrir a minha boca!
e eu acho o máximo!
sou movida pela musica que me toca!
Um beijo fina flor!

Anônimo disse...

Músicas... existem muitas músicas que tem importancia em minha vida... felicidade, alegria, tristeza, amor, paixão, enfim tudo tem uma trilha sonora.
Mais uma vez vc escreveu sobre coisas que tocam meu coração!!!
Te quero muito bem, beijos!!!