D'propósito

10 de setembro de 2008

Tudo decidido e nada resolvido

Eu sonho com o dia que eu não precise depender do transporte público para não enfrentar gente fedida e mal educada, e também, sonnho com dia que puder viver de música e ficção. Sim, como ofício, prazer e renda, porque estou pensando em abandonar o jornalismo - não o curso, afinal, estou a um passo e meio de me formar, logo, minha mãe não permitiria tamanha insanidade e acho que nem eu teria a coragem.

Eu não estou decepcionada com o curso, nem com a profissão. Quando decidi ser jornalista (isso foi na 7ª série, com 12 anos) eu queria viver de escrever e fazer umas matérias superlegais. Nunca tive a perspectiva de mudar o mundo, revolucionar a imprensa e ser uma utópica, como a maioria dos professores de jornalismo nos definem no primeiro ano, e de repente, até no último. Não, eu nunca fui sonhadora, não pra isso. Não sei explicar exatamente o que e por quê, mas estou certa que minha certeza na profissão, agora, é duvidosa. No momento eu apenas desejo e sonho muita coisa, envolta disso tudo está a arte. E, no momento dos meus anseios, recordo exatamente a cena e a frase que marcou minha vida. No 3º ano do colégio, uma professora, olhando nos meus olhos e me colocando a dúvida sobre a profissão disse, "todo jornalista é o artista frustrado". Na hora as palavras não sorveram o efeito que tem me causado nos últimos meses. Não sei porque, mas meu cérebro guardou as palavras da sábia mestra e acho que a frase faz mais sentido agora, do que antes.

De repente eu me descobri compositora e pseudo-cantora, querendo voltar para o teatro imediatamente, sonhando com cinema e de quebra, podendo ganhar a vida, escrevendo ficção e roteiros. Mas, entre sonhos e desilusões, vou sobrevivendo no meu momento irritadiço e indefinido, que pra ajudar o meu pequeno-mau-humor-cotidiano, acabo de entrar no meu inferno astral.
Ainda não é tudo, de todos os meus profundos desejos, tanto quanto ter casa própria e ser bem sucedida, é nunca mais depender do transporte público, pelo menos não na hora do rush. E, enquanto a realidade não é toda a minha vontade, projeto meus projetos. É tudo que posso fazer agora e nos próximos 40 dias de inferninho astral e transição do ano numerológico.

2 comentários:

Unknown disse...

uhnn . . . ainda bem que vc esta bem decidida!!
bom, creio que isso faça parte da maioria das pessoas, a duvida, a indefinição, incerteza e por ai vai . . .
enfim, uma coisa é certa, metro e onibus nos horarios de "pico" são . . uhnm me fogiu um palavra pra definir!!

ps. adoro vir aqui! =D

Anônimo disse...

não concordo com a sua professora, mas sempre disse que você nasceu para ser artista...
beijos!!!!