D'propósito

5 de setembro de 2007

A arte de subestimar

No ponto de ônibus de uma avenida pouco visitada por mim nos últimos tempos. Adentro na lotação, o famoso 3773 com destino ao metrô carrão.Sem observar nada e sem reparar em ninguém, só quero passar a catraca. Não sou metida, só vejo pouco quando estou distraída ou com um livro em mãos. Mas sempre, sempre tem alguém que vê a gente, nesse caso, eu.

- Psiu, psiu,

Escutei um chamado, pensei em ignorar, podia não ser comigo. Porém, e sempre existe um porém, estava de óculos escuros e se não fosse comigo ninguém iria notar que havia atendido o chamado. Mas não adiantou disfarces, era comigo. Droga! Era amiga da minha amiga que se acha minha amiga - tempos de escola.

- Psiu, psiu,
- Oi, tudo bem?
- E aí doida, tá fazendo o que por aqui?

Isso num tom de voz muito alto - dentro da lotação - todo mundo parou pra ver ou ouvir (!) Discretamente respondi.

- Dei uma passada na casa da minha vó.
- E tá indo pra onde?
- Trabalhar.
- Esse horário?

Era 12:30h

- Sim.
- Entra que horas?
- Ás 14h
- E sai às 20h?
- Isso.
- Ah, não acredito, me diz aí. Qual empresa de call-center você tá trabalhando?

Ela disse rindo. Acho que quis gozar da minha cara na frente de todas aquelas pessoas que nem participavam da conversa. Que vergonha. Discretamente de novo, eu respondi.

- Não, eu não trabalho em empresa de call-center, eu fujo disso. Estou na minha área

- Comunicação né?
- É, jornalismo.
- Também faço comunicação.
- Legal.
- Publicidade!
- Bacana, está estagiando?
- Tô!
- Onde?
- Quer saber o nome da empresa?
- Sim, pode ser.
- Ah, é GM alguma coisa.
- É, não conheço.
- Eu não lembro o nome direito, mas quando souber eu te falo.
- Não precisa.

Ela não sabe o nome da empresa que trabalha, sinal vermelho.

- Você tá estudando na uni...uni o que mesmo?
- São Judas

Acho que ela quis tirar um barato de novo.

- Se você não se importa, preciso ler.
- Ah, claro, tudo bem.

As pessoas julgam-me ou jogam-me a pequenas perspectivas, coitadas. Só porque nunca fui a melhor ou uma aluna exemplar em tempos de escola, mas agora, os tempos são outros e eu também. Não preciso dizer onde trabalho e quais meu projetos para mostrar isso, meu silêncio e minha leitura, neste caso, bastam.

Nenhum comentário: