D'propósito

17 de maio de 2011

A saudade do Eulírico

- Se eu disser que tenho saudade você acredita, Eulírico?
- Camila, Camila, Camila! Eu Não acredito que está aqui eu precisava tanto falar com você!
- Eu senti
- Sentiu?
- É, Eulírico. Quando se está conectado com alguém, de alguma forma, a gente sente as vibrações, as intuições, os desejos, a energia do outro. Você não sente?
- Não sei, mas acho que sempre chamei isso de saudade.
- Talvez, saudade pode ser uma boa desculpa para dizer sobre tudo o que sentiu na ausência de alguém.
- Você demora tanto que a saudade desperta tudo isso.
- Eulírico, apesar das poucas visitas que te faço, você está sempre presente, principalmente no arquivo deste blog, que sempre marca nossos encontros. Mas me conte o que despertou em você nesse tempo todo?
- Vontade do passado.
- Do passado, Eulírico?! Vontade de viver de novo?
- Um pouco, mas vontade de viver de novo com o que sou hoje. Você não tem vontade de reescrever as histórias?
- Reescrever, não. Mas as viveria de novo, se voltasse. Mas como não há maquina do tempo, eu deixo todas as histórias guardadas, pra quando bater a saudade, relembrar.
- Eu, não. Fico desenhando o passado no presente, ou no futuro.
- Isso se chama auto-boicotar. Você cria cenas, ilusão, expectativa sobre o que já foi.
- Algumas coisas voltam a ser.
- Não como eram antes.
- E quem disse que quero como antes?
- Vaso colado não enfeita sala, já ouviu isso?
- Não.
- Eu inventei agora.
- Não achei muito bom.
- Uerevá, Eulírico. Mas entenda que essa sua vontade de reescrever o passado é boicotar o seu presente. Pensa: o meu exemplo do vaso é claro. Você compra um vaso lindo pra decorar sua sala de estar, até que um dia ele cai e quebra. Você fica triste, pagou caro, investiu naquele vaso como uma peça de arte. Não conformado você cola peça por peça, você acha que o vaso vai enfeitar da mesma maneira?
- Não. Mas...
- Mas não será como antes. Entenda: reescrever o passado é como Rei Leão 2.
- Rei Leão 2?
- É que Rei Leão 2 é muito pior que o primeiro. Não tem utilidade nenhuma, porque tudo que o espectador lembra é do Rei Leão 1.
- Você podia ter usado outros filmes, Camila.
- Podia, é que Rei Leão está na lista dos meus preferidos que não deveriam ter lançado outros depois.
- É, mas Tropa de Elite 2 é melhor.
- É uma exceção, mas a discussão é outra, não é cinema.
- Eu queria fazer a exceção.
- Nesses casos você não faz a exceção, você é a exceção, Eulírico. Não inventa história que não tem continuação, não faz trilogia do passado.
- Mas eu só queria ter mais uma oportunidade, Camila.
- Eu também queria ter várias oportunidades novamente com a maturidade de hoje para não ser precipitada, mas histórias não esperam o tempo certo para serem escritas. Se vive e pronto. Sem mais, sem tempo para uma melhor oportunidade. Por isso que os momentos só se escrevem uma vez, reescrevê-los é borrar sobre a história que é boa de ser lembrada.
- Isso é amadurecimento, né?
- E um pouco de bom senso.
- Mas saudade eu posso sentir...
- Pode, só não tente colar o vaso.
- Vou ver Rei Leão 2, eu não lembro.
- Vou ver com você, pra provar que o primeiro é muito melhor.
- Hakuna Matata.
- Hakuna Matata, Eulírico.

Nenhum comentário: