D'propósito

26 de junho de 2008

Filosofia em comum

Há dois anos tive o privilégio de trocar pela primeira vez, belas palavras com a filósofa Marcia Tiburi, que antes de ser uma Saia Justa, já a conhecia por seu trabalho no Café Filosófico da TV Cultura. A mulher que tem as palavras certeiras e transforma a filosofia em algo comum - como o título do seu livro e deste post - tem também uma memória de elefante.
Na noite de ontem fui ao lançamento de seu livro na academia de cinema; quando cheguei para Marcia autografar, a simpática filósofa disse:

- De onde nos conhecemos mesmo?
- Você não vai se lembrar....
- Mas você não me é estranha.
- Nos falamos na bienal de 2006, quando eu...
- Sei, sei. Lembro de você.

Eu nem precisei terminar de contar a história que ela já se lembrou. Sensacional.

- Lembra? Mas faz tanto tempo...
- Você engordou!
- É, engordei. E acho que a quantidade de blusas ajuda.
- Mas você está melhor agora, mais bonita.
- Mesmo? Obrigada!

E na simpatia, sinceridade e memória que é só dela, Marcia Tiburi ainda topou um pedido meu, que quando acontecer, eu venho contar aqui. Segundo Marcia, a Filosofia em comum – para ler-junto – é um livro, que de fato, é para ler junto. Porém, agora, eu vou ler sozinha, depois eu divido com você, com ela e com ele.


Filosofando com a Marcia em 2006



E cá nós em junho de 2008 - numa fase melhorada. ;)

Nenhum comentário: