D'propósito

20 de junho de 2008

Pequenos fundamentos

Ética e moral sempre foram um problema para mim. Não só pelas suas definições e também não que eu não as tenha, afinal, “todo cidadão tem ética, até o antiético”, como bem afirmou o filósofo e professor Mario Sérgio Cortela, em entrevista no Jô, nesta exata madrugada. Mas a questão é que elas (a ética e a moral) sempre foram testadas a mim em público e por mestres.

A primeira nem era tão mestre assim, mas enfim, damos o devido respeito. Uma professora em tempos de ginásio e colégio sempre colocou minha ética em questão. Sem medo de me influenciar para o mal, dizia frente aos meus colegas de sala o seguinte argumento:

- Camila, eu te conheço, você será do tipo que sempre que tiver oportunidade vai passar a rasteira no seu colega.

Eu, naturalmente, ficava indignada. Pensava que devia é passar a rasteira na perna gorda dela. Mas mesmo com minha moral afetada, negava e prometi ser uma boa pessoa e profissional. Eu não sei para quem eu prometi e quando, mas até agora tenho sido bacana, acho. (Que diga o contrário quem discorde.).

Depois o Mestre – com direito a letra maiúscula - por ter sido um dos melhores professores a me formar, lança, também para uma sala cheia de aspirantes a jornalistas que eu não tinha ética.
Bem, claro que não foi exatamente assim, frio. Primeiro ele fez um suspense, como sempre costumava comentar as melhores e as piores matérias – sem identificar o autor – para toda a sala. A minha não escaparia das críticas, e assim como todos os outros alunos, ficaria calada, porque ninguém ousava pronunciar-se como dono do desastre ou mesmo da glória da matéria que de vez em quando acontecia.
Numa pilha sobre a mesa que ia diminuindo a cada comentário, a minha nunca chegava. Quando se aproximava do final com mais da metade já explanada pelo professor, ele resgata uma folha e diz:

- Essa tem que ficar pro final.

Arregalei os olhos e temi que fosse a minha. Mas medo não foi o suficiente para evitar, era de fato, a minha reportagem. Na verdade, uma denuncia sobre doação de sangue do hospital das clinicas e outras casas de saúde.

Em tom dramático e um pouco assustador, meu querido LM, sem dizer meu nome e após ter explicado para a sala o que se tratava a matéria, ele diz em grande e violento estilo.

- Me surpreende que um aluno de segundo ano de jornalismo tenha essa audácia, no entanto, este aluno(a) não tem ética nenhuma.

Pronto, ele partiu meu coração. Isso porque eu havia revelado a fonte que me deu todas as informações sobre a máfia de tráfico de sangue dos hospitais. Eu, como uma mera aprendiz e também por ser apenas mais um trabalho de faculdade, achei que não teria problema revelar a fonte. E nesse caso tinha.
Com os comentários sobre a minha ética duvidosa que o professor colocava em questão, eu não me agüentei e disse:

- Professor, essa matéria é minha!

De repente um “ah!”, misturado com um “nossa” na sala – do tipo, meu Deus, ela se revelou. Não podia deixar ele falar sobre mim assim, sem nenhuma explicação de minha parte.

- Ótimo, e me surpreende de novo que tenha tido coragem para se revelar.

- Sim, porque obviamente, a minha ética nessa reportagem não foi intencional. Disse o nome da fonte, para comprovar o que dizia e não me achar uma mentirosa, até porque eu não sabia da existência desse risco antiético, logo não sou antiética. Foi sem-querer.

Com meu olhar de cachorro arrependido, ele me perdoou e ainda levei alguns elogios.

Desde que entrei para a faculdade e o mercado de trabalho, a minha ética foi testada algumas vezes. Até hoje enquanto soube da existência dela (a ética), mantive a minha moral; porque a moral é pratica da ética.
Isso só para dizer, que inspirada na prova de Ética do Jornalismo que realizei hoje, a professora lá do meu colégio estava enganada quanto a mim. Assim como ética modifica-se conforme o hábitos da sociedade, hoje ela teria que mudar sua visão/opinião sobre a minha ética e moral. Até então não passei rasteira em ninguém e não pretendo, porque já aprendi tudo sobre esses fundamentos com o Luís Mauro.

Mas aí, se tem uma coisa que não achei nada ético na prova, é a professora perguntar qual a objetividade da expressão “todo dever-se junto no ser”. Assim minha moral baixa. Sacanagem.

Nenhum comentário: