D'propósito

9 de agosto de 2008

Sem querer, D’propósito e um ano de vida


Não foi o tipo de gravidez planejada ou desejada, aconteceu, quase um acidente que por sorte não provocou nenhum incidente. Naturalmente, errou e aprendeu, caiu e levantou, chorou e sorriu, como as letras da bossa e do samba que ritmaram os primeiros passos, as primeiras palavras e o jeito de viver o cotidiano no seu modo bem brasileiro.

Filho de mãe de solteira e de pai chamado mundo, o D’propósito teve um parto inesperado, não houve pré-natal ou tempo na escolha do nome. Era uma noite em que os sinais de gestante revelava o parto no dia seguinte. E como coração de mãe não erra, eu não errei. Na noite do dia oito de agosto de 2007, sentia as contrações do guri que me abriria caminhos e me apresentariam pessoas. Então, no final da tarde do dia nove de agosto, ele nasceu com os traços cariocas de quem lhe deu a vida em plena avenida 9 de julho. A contradição não foi de propósito, mas é que ele não esperou e rebentou nas terras paulistanas debaixo do teto da FGV, lugar onde conquistei os primeiros trocados e lhe dei a vida.

Apesar de nascer sem-querer, o D’propósito surgiu com propósito de livre exercício da escrita e de todo fato, ficção ou pensamento reciclável, tornar-se de uso meu e de repente, de mais alguém, talvez até seu. E assim tem sido até hoje, a miscelânea de gente, cores, palavras, amores, mentiras, sabores, experiências, dores, músicas, flores.

O espaço das crônicas diárias (ainda que não tão diárias ultimamente), é feito de rima e ritmo, que acelera e pede calma; de prosa que conduz e condiz a inspiração no cotidiano. É no traço diário que sua definição foi sendo composta e marcada. Mas, o que compus e não sei explicar é a graça que lhe dei. Eu não me lembro porquê D’propósito com apóstrofe e a razão desse nome. Recordo-me apenas do olhar fixado na tela do computador pensando num nome e involuntariamente os dedos bateram no teclado o título que hoje é nome próprio e tem vida. Faz aniversário de um ano e ganha festa, com direito a lembranças, música ao vivo e surpresas guardadas para a noite que comemoro hoje com leitores, amigos, família, colegas e parceiros.

Sem querer o propósito foi feito, e de repente, D’propósito! Palavra do verbo d’propositar; daqueles que d’propositam diariamente ou não, as crônicas diárias de tudo o que vem depois, e festejam hoje, dia 09/08, um ano cheio de vida das letras marcadas pelos dedos e pensamentos imprecisos de uma pequena Sá.

3 comentários:

Bonie disse...

Parabéns =D

Eu queria ter ido lá ontem, mas não tinha quem me levasse e putz, atravessar a cidade de busão naquela chuva, ngm merece né? =//

Beijoo

Elton Pinheiro disse...

Parabéns pelo aniversário do Blog, e pelo fôlego da escrita. Estou salvando nos meus favoritos.

..."É no traço diário que sua definição foi sendo composta e marcada. Mas, o que compus e não sei explicar é a graça que lhe dei."

Camila Dayan disse...

Obrigada, Elton.

É como eu sempre digo: Entre e fique à vontade, as portas e janelas estão sempre abertas. Só não esqueça de deixar o seu rastro ;)

Sorrisos largos e bem-vindo.